terça-feira, 11 de agosto de 2009

Atividade 2.5a -Planejando uma atividade

Turma: Turma 05 – Tutora Diva – Santa Rita do Pardo
Unidade2 – atividade 2.5
Alun(o)a: Ana Ruthi Martins Faustino
Cleudelice Ferreira de Freitas Patussi
Ivone Alípio da Costa Rodrigues
Data:
Atividade 2.5.
Escola Municipal “Raimundo Cândido de Araújo”
Professores autores da aula: Ana Ruthi Martins Faustino de Souza
Cleudelice Ferreira de Freitas Patussi
Ivone Alípio da Costa Rodrigues
Turma: 3º ano “A”
Disciplinas envolvidas:Língua Portuguesa
Tema: Conhecendo Monteiro Lobato e a turma do Sítio do Picapau Amarelo
Objetivos/ Competências : Despertar o prazer pela leitura, conhecer a biografia do escritor, utilizar a internet como fonte de pesquisa e reconhecer o hipertexto como fonte de pesquisa que lhe oferece vários caminhos.
Duração da aula: 5 h/a (3 em sala de tecnologia e 2 em sala de aula)
Recursos : Livros, internet/jogos, máquina fotográfica e folhas mimeografada.
Metodologia:O trabalho será desenvolvido em duplas, que deverão acessar e navegar no site indicado.
http://www.suapesquisa.com/biografias/monteirolobato/
Deixar por algum tempo os alunos navegarem livremente, em seguida fazerem a leitura e obter maior conhecimento sobre o autor, pois já conhecem um pouco da biografia do mesmo, porque já foi iniciado um trabalho em sala de aula sobre a Turma do Sítio do Picapau Amarelo.
A pesquisa será feita da seguinte forma: biografia, obras além do Sítio que foram importantes na vida do autor, onde cada dupla fará anotações que acharem mais importantes.
Depois da pesquisa da biografia do autor navegarão em outro site, onde poderão conhecer tudo sobre o sítio e seus personagens e ainda aproveitarem para aprender brincando com os jogos sobre a Turma do Sítio do Picapau Amarelo.
http://sitio.globo.com/
Após retornarem a sala de aula, será feita discussão sobre o assunto pesquisado, perguntando-lhes como foi a experiência de uma nova fonte de pesquisa, se acharam que os hipertextos o ajudaram a compreender melhor o conteúdo.
Ainda em sala de aula serão apresentados os personagens em folha de papel xerocado, onde irão colorir e ler individualmente em voz alta sobre cada personagem.
Avaliação: A avaliação será feita durante a realização da atividade, verificando a entonação, o desempenho individual e coletivo dos alunos, analisando o interesse cooperação, participação e habilidades.

Nenhum comentário: