terça-feira, 18 de agosto de 2009

Atividade 2.7- Desenvolvimento da aula planejada

Registro digital da experiência


Objetivo: Despertar o prazer pela leitura, conhecer a biografia do escritor, utilizar a internet como fonte de pesquisa e reconhecer o hipertexto como fonte de pesquisa que lhe oferece vários caminhos.

Etapas:
1º Pesquisar vários sites com o assunto: Monteiro Lobato
2º Escolher o mais atrativo e planejar a aula.
http://www.suapesquisa.com/biografias/monteirolobato/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Em%C3%ADlia
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/saci-perere.htm
http://sitio.globo.com/
http://sitio.globo.com/Sitio/0,25203,8562,00.html
http://sitio.globo.com/Sitio/0,25203,8566-p-240486,00.html

3º Executar a aula.

4º Descrição de como se desenvolveu a aula


O tema abordado em nossa aula foi sobre o autor Monteiro Lobato, mais precisamente nos prendendo a uma das obras mais importantes que é O Sitio do Picapau Amarelo e seus personagens. Inicialmente fizemos algumas perguntas sobre Monteiro Lobato, onde os alunos responderam corretamente, com segurança e conhecimento.Esse fruto é de um trabalho que já vem sendo realizado pela professora Ana Ruth em sala de aula.Preparamos a aula usando o power point, pois assim ficaria melhor para a compreensão dos alunos, pois de acordo com o que iam lendo, deveriam abrir os links dos hipertextos para assim terem maior conhecimento sobre o assunto.Explicamos para os alunos sobre o hipertexto, em seguida solicitamos a eles que explorassem o ambiente e que fizessem com muito cuidado e responsabilidade porque terá continuidade em sala de aula. A aula foi bastante apreciada pelos alunos, houve interesse, fizeram perguntas e participaram ativamente, exploraram ao máximo o ambiente e sem muitas dificuldades, acharam tudo muito interessante, enfim foi uma aula produtiva, pois no desenvolvimento da aula conseguimos manter a turma em ordem e atenta, e melhor ainda foi o fato de termos conseguido aguçar o interesse pela leitura e compreensão dos textos, haja vista que todos fizeram as leituras até o final e o melhor de tudo é que quando abriram o hipertexto da Emília que foi logo após a biografia do autor, puderam abrir outros hipertextos e terem conhecimento sobre os outros personagens do Sítio. Outro aspecto que achamos interessante foram os jogos que superou as nossas expectativas, considerando que achávamos que eles não conseguiriam explorar todos os jogos, pois a intenção inicial era de dar ênfase maior no jogo da forca que era o mais fácil, porém não foi o que aconteceu, todos os alunos demonstraram interesse pelos outros jogos também e conseguiram dominar até o fim, foi o máximo eles adoraram e até nós professoras nos empolgamos um pouco.


Características da turma em que foi experimentado:

Série/ano: 3ºano A do Ensino Fundamental.
Disciplina envolvida: Língua Portuguesa.
Tempo: 6 h/a
Quantidade de alunos: 21 alunos

Registro das aulas:Através das fotos que se encontra no Slide execução da aula.

Resultados obtidos:

O resultado desta aula foi melhor do que imaginávamos, os alunos se saíram muito bem, com a explicação sobre o hipertexto eles navegaram por horas lendo realmente e obtendo conhecimentos, inclusive percebemos que eles entenderam muito bem sobre o que eram os hipertextos, porque depois de iniciarem a leitura, pudemos perceber que já estavam em outra página lendo tudo sobre os personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Foi maravilhoso trabalhar com os hipertextos, pois além de chamar a atenção dos alunos para com os conteúdos, a aula foi muito prazerosa, nem percebemos o tempo passar e no final estavam fazendo tudo sozinhos.Valeu a pena.l

Conclusão:

Tudo que é novo nos dá medo e quando foi apresentada esta atividade sobre os hipertextos, ficamos preocupadas em aplicar a aula numa sala do terceiro ano do ensino fundamental com receio de que os alunos poderiam não conseguir dominar esta atividade e nós não atingirmos o objetivo desejado, mas foi muito importante para todas nós, pois ali chegamos a conclusão que se tivermos medo e nunca tentarmos fazer aquilo que não conhecemos, como saberemos se dará certo ou não.Essa atividade enriqueceu por demais o nosso conhecimento.Deixar registrado ainda que ao término da aula nos sentimos realizadas e felizes.

Nenhum comentário: