terça-feira, 2 de junho de 2015

Plano de aula 2- Plano de aula para deficientes auditivos

Nome do(a) acadêmico(a): Cassiana Hungaro Coser
Polo:   Bataguassu                                                   
Disciplina: Produção de Materiais Instrucionais (Prática  Pedagógica)
Professora Formadora: Caroline Touro Beluque Eger
Tutor(a): Cristiane Teresinha
Data de postagem: 28/05/2015                  


Unidade 02 - Atividade Avaliativa



Análise dos aspectos que podem agregar valores positivos a prática pedagógica no plano de aula.

Nome do site - Inserir link:

http://www.gemini.ricesu.com.br/colabora/n6/artigos/n_6/pdf/id_03.pdf Citado em 24/05/2015.

http://www.seer.furg.br/momento/article/viewFile/2271/1370; Citado em 28/05/2015.

www.abed.org.br/.../07_ambientes_virtuais_de_aprendizado_pt.pdf, Citado em 24/05/2015.


Assuntos abordados

Facilitação ao acesso e possibilitar a aprendizagem de surdos, levando em consideração as suas limitações sensoriais.


Objetivos

Possibilidade de inserção das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem dos surdos.
As tecnologias da informação e comunicação permitem, atualmente, altos graus de adaptação para diversos tipos de usuários com as mais variadas limitações.

Introdução:

Discutir a informática como ferramenta para a inclusão de alunos surdos, apresentando a diversidade de usuários, as necessidades desses usuários, e as ferramentas ou métodos que auxiliem na educação deles e a efetividade de seu uso no processo de inclusão.


Série/faixa etária :   8º Ano, 7º série, alunos de 12 anos a 13 anos.

Tempo previsto:      160 horas/aula

Pré-requisitos necessários:     Ter noção do alfabeto em Libras.

Preparação na sala de aula:    Explicação pelo método oralista.
Utilização de sites especializados em surdos - surdo.org.br; projeto FALIBRAS; ambiente InfoLIBRAS; ambiente LIBRASweb.


Questões para discussão:

Os surdos constroem softwares educacionais específicos na área da deficiência auditiva e procuram softwares que utilizam a língua de sinais para interagirem e aprenderem mais e na internet também propicia aos surdos, a interação com o mundo, por ser um espaço atrativo, dotado de recursos visuais, animação de imagens de sinais gráficos, e através desse meio, torna-se mais fácil a sua compreensão, já que o mesmo se comunica com a língua de sinais, que é uma língua espaço-visual.

Na Sala de Informáti­ca Educativa (SIE): 

Intérprete de LIBRAS em sala de aula e softwares com funcionalidades que possibilitem a comunicação e o acesso a informação através de LIBRAS, impressora em Braille, teclado adaptado, telas ampliadas, sensores de movimento, e também softwares adaptados ou que abranjam esses usuários para uma melhor utilização dos sites especializados em surdez.

Realização da atividade com o uso do site: 

Exponha quais foram as principais dificuldades que os alunos encontraram quando estavam utilizando o site. Explique em que momento o educador teve de intervir. Mostre tanto os fatores que foram essenciais no site para que o aluno compreendesse o conteúdo abordado, como os fatores que dificultaram a compreensão.


Avaliação:

• O processo de avaliação foi realizado em três fases. Inicialmente, foi realizada uma explicação pelo autor em LIBRAS com a ajuda de um intérprete da língua de sinais sobre o funcionamento do ACADA aos usuários. Logo após, foi realizada uma demonstração do sistema e os usuários tiveram um período de 1hora e 30 minutos para utilização da ferramenta, em que exploraram o ambiente, participaram de fóruns e trocaram mensagens entre si.
• aplicar em um ambiente de aprendizagem com WebQuest e objetos de aprendizagem cujo objetivo é construir um ambiente para os surdos especifico com um facilitador em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para incluir digitalmente estes educandos utilizando as novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC’s).





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