Nome do(a)
acadêmico(a): Cassiana Hungaro Coser
Polo: Bataguassu
Disciplina: Produção de Materiais Instrucionais (Prática Pedagógica)
Professora
Formadora: Caroline Touro Beluque
Eger
Tutor(a): Cristiane Teresinha
Data
de postagem: 28/05/2015
Unidade 02 - Atividade
Avaliativa
Análise dos aspectos que podem agregar valores positivos a prática pedagógica no plano de aula.
Nome do site - Inserir link:
http://www.gemini.ricesu.com.br/colabora/n6/artigos/n_6/pdf/id_03.pdf Citado em 24/05/2015.
http://www.seer.furg.br/momento/article/viewFile/2271/1370; Citado em 28/05/2015.
www.abed.org.br/.../07_ambientes_virtuais_de_aprendizado_pt.pdf, Citado em 24/05/2015.
Assuntos abordados
Facilitação ao acesso e possibilitar a aprendizagem de surdos, levando em consideração as suas limitações sensoriais.
Objetivos
Possibilidade de inserção das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem dos surdos.
As tecnologias da informação e comunicação permitem, atualmente, altos graus de adaptação para diversos tipos de usuários com as mais variadas limitações.
www.abed.org.br/.../07_ambientes_virtuais_de_aprendizado_pt.pdf, Citado em 24/05/2015.
Assuntos abordados
Facilitação ao acesso e possibilitar a aprendizagem de surdos, levando em consideração as suas limitações sensoriais.
Objetivos
Possibilidade de inserção das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem dos surdos.
As tecnologias da informação e comunicação permitem, atualmente, altos graus de adaptação para diversos tipos de usuários com as mais variadas limitações.
Introdução:
Discutir a informática como ferramenta para a inclusão de alunos surdos, apresentando a diversidade de usuários, as necessidades desses usuários, e as ferramentas ou métodos que auxiliem na educação deles e a efetividade de seu uso no processo de inclusão.
Série/faixa etária : 8º Ano, 7º série, alunos de 12 anos a 13 anos.
Tempo previsto: 160 horas/aula
Pré-requisitos necessários: Ter noção do alfabeto em Libras.
Preparação na sala de aula: Explicação pelo método oralista.
Utilização de sites especializados em surdos - surdo.org.br; projeto FALIBRAS; ambiente InfoLIBRAS; ambiente LIBRASweb.
Questões para discussão:
Os surdos constroem softwares educacionais específicos na área da deficiência auditiva e procuram softwares que utilizam a língua de sinais para interagirem e aprenderem mais e na internet também propicia aos surdos, a interação com o mundo, por ser um espaço atrativo, dotado de recursos visuais, animação de imagens de sinais gráficos, e através desse meio, torna-se mais fácil a sua compreensão, já que o mesmo se comunica com a língua de sinais, que é uma língua espaço-visual.
Na Sala de Informática Educativa (SIE):
Intérprete de LIBRAS em sala de aula e softwares com funcionalidades que possibilitem a comunicação e o acesso a informação através de LIBRAS, impressora em Braille, teclado adaptado, telas ampliadas, sensores de movimento, e também softwares adaptados ou que abranjam esses usuários para uma melhor utilização dos sites especializados em surdez.
Realização da atividade com o uso do site:
Exponha quais foram as principais dificuldades que os alunos encontraram quando estavam utilizando o site. Explique em que momento o educador teve de intervir. Mostre tanto os fatores que foram essenciais no site para que o aluno compreendesse o conteúdo abordado, como os fatores que dificultaram a compreensão.
Avaliação:
• O processo de avaliação foi realizado em três fases. Inicialmente, foi realizada uma explicação pelo autor em LIBRAS com a ajuda de um intérprete da língua de sinais sobre o funcionamento do ACADA aos usuários. Logo após, foi realizada uma demonstração do sistema e os usuários tiveram um período de 1hora e 30 minutos para utilização da ferramenta, em que exploraram o ambiente, participaram de fóruns e trocaram mensagens entre si.
Discutir a informática como ferramenta para a inclusão de alunos surdos, apresentando a diversidade de usuários, as necessidades desses usuários, e as ferramentas ou métodos que auxiliem na educação deles e a efetividade de seu uso no processo de inclusão.
Série/faixa etária : 8º Ano, 7º série, alunos de 12 anos a 13 anos.
Tempo previsto: 160 horas/aula
Pré-requisitos necessários: Ter noção do alfabeto em Libras.
Preparação na sala de aula: Explicação pelo método oralista.
Utilização de sites especializados em surdos - surdo.org.br; projeto FALIBRAS; ambiente InfoLIBRAS; ambiente LIBRASweb.
Questões para discussão:
Os surdos constroem softwares educacionais específicos na área da deficiência auditiva e procuram softwares que utilizam a língua de sinais para interagirem e aprenderem mais e na internet também propicia aos surdos, a interação com o mundo, por ser um espaço atrativo, dotado de recursos visuais, animação de imagens de sinais gráficos, e através desse meio, torna-se mais fácil a sua compreensão, já que o mesmo se comunica com a língua de sinais, que é uma língua espaço-visual.
Na Sala de Informática Educativa (SIE):
Intérprete de LIBRAS em sala de aula e softwares com funcionalidades que possibilitem a comunicação e o acesso a informação através de LIBRAS, impressora em Braille, teclado adaptado, telas ampliadas, sensores de movimento, e também softwares adaptados ou que abranjam esses usuários para uma melhor utilização dos sites especializados em surdez.
Realização da atividade com o uso do site:
Exponha quais foram as principais dificuldades que os alunos encontraram quando estavam utilizando o site. Explique em que momento o educador teve de intervir. Mostre tanto os fatores que foram essenciais no site para que o aluno compreendesse o conteúdo abordado, como os fatores que dificultaram a compreensão.
Avaliação:
• O processo de avaliação foi realizado em três fases. Inicialmente, foi realizada uma explicação pelo autor em LIBRAS com a ajuda de um intérprete da língua de sinais sobre o funcionamento do ACADA aos usuários. Logo após, foi realizada uma demonstração do sistema e os usuários tiveram um período de 1hora e 30 minutos para utilização da ferramenta, em que exploraram o ambiente, participaram de fóruns e trocaram mensagens entre si.
• aplicar em um ambiente de aprendizagem com WebQuest e objetos de aprendizagem cujo objetivo é construir um ambiente para os surdos especifico com um facilitador em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para incluir digitalmente estes educandos utilizando as novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC’s).
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