quarta-feira, 3 de junho de 2015

Plano de aula - 2 unidade

Plano de Aula
Professor: ANA RUTHI MARTINS FAUSTINO DE SOUZA
Município: Três Lagoas
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental
Ano/Fase/Modulo: 5º Ano
Turno: Vespertino
Turmas: 5º Ano A , 5º Ano B , 5º Ano C
Disciplina: Produções Interativas
Período: 2º Bimestre
Quantidade de Aulas: 5

Conteúdos:    
- PRÁTICA DE LEITURA         
- Textos narrativos ficcionais:            
- Imagens, códigos verbais e não verbais, sinais gráficos, traços e indicadores de movimento.         
- Textos informativos (relato de experiência científica e folhetos):             
 - Impessoalidade, objetividade, uso de sequências descritivas, discurso expositivo;            
- Adequação do registro mais formal ou menos formal de acordo com a finalidade do texto e o interlocutor.         
- Informações explícitas e implícitas, relevantes para a compreensão do texto.   

 - PRODUÇÃO DE TEXTO         
- Produção de textos narrativos ficcionais e informativos (relato de experiência científica e folhetos).        
 - Condições de produção:             
 - Finalidade do texto, imagem, papel dos interlocutores e características do gênero.        
 - Planejamento e organização da produção:             
 - Mobilização de conhecimentos prévios sobre o assunto;             
 - Inventário de ideias para o desenvolvimento do tema;            ]
 - Organização de informações mais relevantes.    
- Produção escrita e edição final:        
- Estabelecimento da unidade de sentido;         
- Fatores de textualidade: coerência e coesão;         
- Segmentação do texto em frase e parágrafos, recursos do sistema de pontuação, de acentuação e de ortografia.

Habilidades/Competências:    
 - PRÁTICA DE LEITURA          
- Identificar informações explícitas e implícitas, relevantes para a compreensão do texto.        
 - Reconhecer a unidade temática do texto.        
 - Distinguir autor, narrador e personagens.        
 - Relacionar as características do tipo de texto e os indicadores de suporte e de autoria na atribuição de sentido.         
- Perceber o valor expressivo dos sinais de pontuação e de outras notações.        
 - Identificar procedimentos paródicos.        
 - Caracterizar personagens, a partir de descrições apresentadas, de ações por elas realizadas ou do modo como se expressam.        
 - Inferir o sentido de uma palavra, expressão ou informação no texto.         
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.         
- Identificar repetições ou substituições que contribuem para a continuidade do texto.   

PRODUÇÃO DE TEXTO        
 - Produzir textos narrativos ficcionais e informativos, considerando os elementos que os estruturam e os caracterizam.        
 - Escrever de acordo com a proposta solicitada.        
 - Empregar regras de concordância verbal e nominal.        
 - Reescrever, com apoio do professor, o próprio texto, observando:            
 - A unidade temática, o desenvolvimento do tema;              
 - O uso de recursos coesivos mais próximos da linguagem escrita;             
 - A progressão temática e continuidade das ideias;             
 - A adequação necessária em função do interlocutor, da finalidade do texto e das características do gênero;              
 - A coerência, na atribuição do título, do tema e sentido global do texto.         
- Segmentar o texto, em frases e parágrafos, utilizando, adequadamente, os recursos de pontuação de final de frases e, no interior de frases (letras maiúsculas, ponto final, exclamação, interrogação, vírgula, dois pontos e reticências).

Metodologia/Atividade a serem desenvolvidas
1ª aula:  Atividade avaliativa - STE - Produção textual online – Os alunos deverão produzir uma história a partir de imagens escolhidas por eles, num site disponível na web (http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/historias/ ) .
- Em seguida deverão salvar na pasta do aluno, em seguida imprimir as histórias produzidas.
2ª aula: Leitura individual pelos alunos das histórias produzidas na Sala de Tecnologia Educacional.
3ª aula: Realização da reescrita do texto fazendo as adaptações de acordo com a correção da professora, utilizando o recurso disponível Microsoft office (power point), em que o aluno terá a oportunidade de verificação da aprendizagem em relação a produção textual.
4ª aula: Criação de slides no power point, contemplando as produções de textos escritas pelos alunos no site http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/historias/.     
5ª aula:   Parte final - Utilizar o Multimídia para apresentação dos slides com os trabalhos dos alunos.                                                                                                                                                                                                                       
Avaliação da aprendizagem
Participação: Observação da participação da fala, durante as explicações, para avaliar o desempenho do aluno em relação a sua postura, atitude, respeito às ideias alheias e exposição dos seus conhecimentos.
Produção textual – Será verificado o respeito à estrutura textual (tipologia e gênero); a organização dos parágrafos (sequência lógica do texto); ortografia, fuga do tema, coesão e coerência, letra legível.
Leitura: Será verificado durante a leitura realizada pelo aluno se o mesmo possui dicção, entonação, postura, etc.
Bibliografia

Nenhum comentário: